Rua Conselheiro Cotegipe, 933
Fone/Fax
(11) 2693-0539 / 2693-7991

Oficina de Santa Rita

A OFICINA DE SANTA RITA existe em nossa Paróquia há pelo menos 40 anos, quando ainda não existia a Igreja São Carlos Borromeu, mas apenas uma singela capelinha. Surgiu do desejo de algumas paroquianas em ajudar os mais necessitados das redondezas, fornecendo enxovais de bebês recém-nascidos.

Num primeiro momento, essas senhoras trabalhavam em suas próprias casas, pois não existiam dependências específicas para esse fim na Paróquia. Posteriormente, quando a nova igreja foi construída, se destinou um local para exercer esse maravilhoso trabalho. Uma máquina de costura foi doada e depois outra, e assim foi... Atualmente a OFICINA DE SANTA RITA possui 13 máquinas e aproximadamente 25 voluntárias que continuam trabalhando incessantemente em suas casas e outras 25 voluntárias que doam seu trabalho todas às terças-feiras na oficina para confeccionar roupas para os mais carentes.

A Oficina Santa Rita é um movimento auto-suficiente que sobrevive da doação espontânea em dinheiro de alguns colaboradores da região da Paróquia, do valioso trabalho das senhoras voluntárias, de bingos beneficentes e de seu bazar permanente que funciona todas as Terças Feiras das 14:00h às 17:00h.

Dona Hilda Pinheiro é coordenadora do movimento há mais de 20 anos e conta com a ajuda de várias senhoras voluntárias como , por exemplo, Dona Olívia que arrecada mensalmente muitas das doações para a Oficina continuar ajudando tanta gente necessitada.

A Oficina de Santa Rita distribui as roupas e enxovais infantis que confecciona para os Hospitais Amparo Maternal, Leonor Mendes de Barros e Municipal do Tatuapé, além de Orfanatos e Creches de várias regiões da cidade.

Além disso, doa roupas para pessoas carentes que pedem doação na paróquia, ou, através dos Vicentinos. Vale lembrar que, os produtos da Oficina Santa Rita, não são distribuídos apenas no estado de São Paulo. Um exemplo disso é a Casa Betânia que fica em Mato Grosso e recebe constantemente enxovais infantis da Oficina.

Seja você também um colaborador!. A Oficina santa Rita aceita doações de lã, trabalho Voluntário e dinheiro (seja qual for o valor).

Informações com Dona Hilda Pinheiro

Um pouco da história das “Oficinas de Santa Rita”

A Associação e Oficinas de Caridade Santa Rita de Cássia é uma fundação da Ordem de Santo Agostinho. Todas as associadas, ao fazer seu compromisso, ficam filiadas automaticamente à Ordem de Santo Agostinho, participando plenamente de todos os bens espirituais, alcançados pelos religiosos e religiosas agostinianos em todo o mundo.

Pe. Domingos de Lemos, OSA.
Fundador da Associação e Oficinas
de Caridade Santa Rita de Cássia
Sra. Constança Naclério Toloza Oliveira e Costa
Fundadora da Associação e Oficinas de
Caridade  Santa Rita de Cássia

Inaugurada em 10 de junho de 1926 pelo sacerdote agostiniano Pe. Domingos de Lemos, secundado pela Sra. Constança Naclério Tolosa de Oliveira e Costa, é presidida atualmente pela Sra. Ivone Pizzinato Vanzelli.A diretoria atual tem como Diretor espiritual o Padre Rafael de la Torre Vargas ,OSA. Presidente-geral: Gabriella Yara Soares de Araujo.Vice-presidente: Wilma Lopes Monteiro. Tesoureira: Maria Rita Costa Sanchez. Secretária: Juracy Bernardino Bierbauer.

No ano de 2004 são 118 oficinas, na cidade e no Estado de São Paulo, congregando 2.377 associados, que providenciaram 532.441 peças, entre as confeccionadas e adquiridas prontas, favorecendo 691 obras sociais e 83.807 crianças.
Elas atuam em diferentes locais e paróquias das cidades de São José do Rio Preto, Santos, São Vicente, Praia Grande, São Bernardo do Campo - Riacho Grande, Santo André, São Caetano do Sul, Mogi das Cruzes, Cotia, Lorena, Cachoeira Paulista, Bauru, Nhandeara, Caçapava, Guaratinguetá, Pindamonhangaba, Jundiaí, Cerqueira César, Lins, Taquaritinga, Limeira, Paraisópolis, Iguape, Macaubal e Goiânia, sendo que na cidade de São Paulo são aproximadamente cem oficinas. Cada oficina é formada por um grupo de Senhoras Católicas que dedicam parte de seu tempo à confecção de roupas e enxovais para famílias carentes; guiadas pela caridade que socorre o corpo e a alma, e vê no pobre um irmão em Cristo.

Santa Rita é um modelo para todas. Sob sua égide trabalham as abelhas laboriosas. O que se publica e se diz, não é senão o reflexo dos benefícios que distribuem as mãos fidalgas e hábeis, os corações devotados das distintas Senhoras e Jovens Associadas de Santa Rita.

No silêncio e na oração, vencendo-se a si próprias, e vencendo reais dificuldades, sobrepondo-se ao ambiente, muitas vezes tão desfavorável, a Associação e Oficinas de Caridade Santa Rita de Cássia se tornou importante aliada dos Padres Agostinianos na manutenção econômica de seminaristas e diversas obras sociais.

2010 | Igreja São Carlos Borromeu -  Todos os direitos reservados | by IdeiaON